Oferecer aos funcionários pagamento sob demanda ajuda na atração e manutenção de funcionários, reduz as faltas e aumenta a satisfação da equipe, levando ao aumento da produtividade e redução dos custos de bares e restaurantes.

Para o funcionário, ter acesso a parte do salário e gorjetas antes do dia oficial de pagamento, ajuda a diminuir os níveis de endividamento e o consequente estresse financeiro.

Mas, avaliar o sistema de pagamento sob demanda e seu fornecedor é fator crucial para maximizar esses benefícios. Por isso, separamos alguns itens fundamentais para que gestores de empresas de foodservice possam fazer essa escolha de forma mais assertiva. Confira.

1. Qualidade e facilidade da sincronização  

O fornecedor oferece uma solução realmente sincronizada via API com os sistemas chave, como o ponto e a folha de pagamento?

É frequente empresas oferecerem apenas integrações parciais, que comprometem a segurança dos pagamentos e dos descontos. Por outro lado, é recomendável também ter atenção sobre o tipo de sincronização. O mais recomendado é ser via API ou outro sistema seguro, especialmente no perfil “plug & play”. Confira se funciona apenas como uma troca de arquivos manual entre empresas via upload, e-mail ou STFP. Essa troca de arquivos irá impactar não apenas a segurança dos dados, mas também a necessidade de alocar uma pessoa da equipe de gestão de pessoas para gerir essa troca de informações semanal ou diária.

2. Possibilidade de customização

O sistema é customizável e consegue entregar os pagamentos conforme as regras internas da empresa?

O ideal é que o sistema permita a criação de regras e incentivos para levar aos comportamentos desejados pela sua empresa, como a redução de faltas, por exemplo. Estas regras também devem ser automatizadas para que sejam incluídas nas regras de pagamento e desconto sem necessidade de atuação manual das equipes de RH e financeira.

3. Tipos de remunerações abrangidas

O fornecedor contempla apenas um tipo de remuneração, como por exemplo, o salário-base?

Especialmente no setor de foodservice, vê-se complemento ao salário através de gorjetas, premiações por desempenho, pagamentos de horas extra e salário variável. Por isso, é fundamental que o sistema de pagamento sob demanda ofereça a possibilidade de inclusão de diferentes remunerações.

4. Flexibilidade e confiabilidade nos modelos de financiamento

De onde vem o fluxo financeiro que alimenta esses pagamentos durante o mês?  

É importante avaliar se o fornecedor oferece mais de uma opção de fluxo de caixa. Muitas oferecem apenas a possibilidade de fazer os pagamentos sob demanda através de financiamento do fornecedor do sistema. Este tende a ser mais caro e acaba por gerar uma dependência da empresa. Busque uma plataforma que também ofereça a alternativa do bar ou restaurante usar os seus próprios fluxos de caixa.

5. Regulação e Compliance

O fornecedor segue as normas locais e possui certificações de segurança?

Verifique se a empresa conhece as regulamentações locais, incluindo a legislação trabalhista, acordos sindicais, regras contábeis e de segurança de dados.  

6. Suporte e Atendimento

Há suporte rápido para a resolução de problemas?

Cheque qual a disponibilidade de horário e os canais do fornecedor para atender sua equipe. Bares e restaurantes têm horários de funcionamento fora do padrão e o atendimento do fornecedor deve atender esta peculiaridade.

7. Experiência do Usuário

A plataforma é intuitiva e simples de utilizar?

Para a empresa: a plataforma de gestão e extração de relatórios deve ser o mais simples possível reduzindo o trabalho e tempo dedicado aos pagamentos sob demanda. O acesso ao suporte tem que ser fácil e rápido para garantir que o RH atenda de forma eficiente aos questionamentos dos colaboradores.

Para o colaborador: o aplicativo deve apresentar métodos de segurança modernos, robustos e descomplicados, como verificações cruzadas em vez de senhas. Deve garantir a privacidade da informação sensível do colaborador, ocupar pouco espaço no celular e, acima de tudo, ser extremamente simples, intuitiva e amigável.  

A plataforma deve facilitar o gerenciamento tanto da empresa como dos funcionários que utilizam o pagamento sob demanda.

Avaliar estes aspectos ajudará na sua decisão quanto ao fornecedor tornando a implementação mais ágil e automatizada, trazendo não apenas melhorias na experiência dos seus funcionários, mas também ganho em eficiência para as equipes de gestão de pessoas e gestão financeira.

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